AGRICULTURA
1º Encontro de Produtores Rurais de Porto Velho será no dia 8 de dezembro

29/Nov/2023 - 11:02

Evento vai tratar do planejamento das ações para 2024 e alternativas sustentáveis de produção

Especialista em questões ambientais vai tratar de alternativas sustentáveis para a produçãoVisando fomentar e fortalecer ainda mais a agricultura familiar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realizará o 1º Encontro de Produtores Rurais do Município de Porto Velho. O evento acontecerá no próximo dia 8 de dezembro, a partir das 9h, no auditório da Faculdade São Lucas, Campus 2 (antiga Ulbra).

“Queremos reunir as lideranças de produtores rurais da agricultura familiar e outros trabalhadores do campo para discutir o planejamento das ações a serem implementadas no ano que vem, entre outros temas importantes que vamos discutir”, disse o secretário Carlos Magno (Semagric).

Um dos palestrantes será Gabriel Ferreira, especialista em questões ambientais. Ele vem de Brasília (DF) para tratar das alternativas sustentáveis para a produção da agricultura e pecuária no município.

Também haverá a participação de um especialista da Emater/RO, que vai explicar a substituição da Declaração de Aptidão (DAP) pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento essencial para que o produtor tenha acesso a créditos e benefícios do governo federal com relação a subsídios financeiros, para que o pequeno produtor possa desenvolver as atividades em sua propriedade rural.

“Outro ponto importante é que vamos discutir o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Rural, que vai tratar das políticas públicas do ano que vem. O evento também será uma oportunidade da gente fazer um balanço do acontecido e do que irá acontecer com relação às políticas públicas ofertadas pela Semagric em 2024”, acrescentou o titular da pasta.

ORGANIZAR A PRODUÇÃO

Como se trata do primeiro encontro do setor no município, a Prefeitura espera começar a organizar a produção e as alternativas para agregar valor aos produtos, especialmente os da agricultura familiar.
“Esse trabalho é o ‘pontapé’ para a organização da produção e das políticas públicas ofertadas nos três níveis de governo. Nossa expectativa é reunir em torno de 300 trabalhadores rurais, entre lideranças e outros interessados nos temas que serão apresentados”, finalizou Carlos Magno.

O campus 2 da Faculdade São Lucas fica na rua João Goulart, nº 666, bairro Mato Grosso, região central de Porto Velho.

Texto: Augusto Soares
Foto: Semagric

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI