CIPA SEMAGRIC 2022/2023
Se você se preocupa com a segurança do trabalho dos servidores, você precisa entender melhor o que é CIPA, uma comissão interna focada na garantia dessa condição.
Porém, sua atuação só tende a trazer benefícios para as companhias.
Se você ainda não conhece muito bem qual a função deste órgão interno, neste texto vamos explicar tudo sobre ele, assim como seu papel para a segurança dos servidores.
O QUE É A CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), como já dito, é um órgão interno com a finalidade de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
A estruturação dessa comissão é obrigatória, de maneira geral, para aquelas empresas – privadas ou públicas – ou instituições aptas a admitir trabalhadores, além de empregados contratados com carteira assinada.
A exceção está para secretarias que possuem menos de 20 servidores, que não precisam contar com a CIPA.
Em outras palavras, é preciso verificar qual o número de servidores ativos e, de acordo com o ramo de atuação da secretaria, constatar se realmente é obrigatória ou não a implementação da CIPA. Por outro lado, é importante destacar que mesmo os orgãos livres dessa responsabilidade legal, ainda estão destinadas a fornecer um treinamento completo para um grupo de um funcionários selecionados.
OBJETIVOS
O principal objetivo da CIPA é prevenir doenças e acidentes no local de trabalho, fornecendo aos servidores a segurança necessária para o desenvolvimento das atividades.
Por essa razão, ela tem um papel muito importante. É a CIPA, por exemplo, que cuida para que os profissionais sejam equipados adequadamente com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
ATRIBUIÇÕES
Identificação de quaisquer tipo de irregularidade no ambiente laboral;
Fiscalização constante das condições de trabalho em todos os setores;
Acompanhamento das ações em caso de acidentes;
Recolhimento de queixas dos trabalhadores e mapeamento de possíveis riscos, assim como apontar soluções pertinentes;
Contato direto com os responsáveis da segurança para levantar possíveis causas de doenças e acidentes;
Desenvolvimento de um plano de ação com a equipe para contemplar medidas preventivas;
Acompanhamento e análise próxima em relação ao cumprimento de metas;
Divulgação e promoção do cumprimento das Normas Regulamentadoras e outros acordos de convenções coletivas que tratem da segurança e saúde na secretaria;
Solicitação e averiguação das cópias dos documentos de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) emitidas;
Organização da SIPAT com palestras, cursos, dinâmicas, entre outras atividades;
Elaboração de informativos com diversas dicas de como se manter seguro durante o trabalho, assim como dicas de hábitos saudáveis (como prática de exercícios, alimentação leve e variada, etc);
Promoção de campanhas para combate ao alcoolismo, assédio moral ou sexual, assim como de campanhas de incentivo à equidade do trabalho e prevenção de doenças sexuais, assim como campanhas sazonais como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
AÇÕES | REUNIÕES |