Associação recebe apoio da Semagric e Emater para fundar cooperativa

04/Set/2019 - 11:20

Os produtores de leite da Linha 85 contam com a apoio técnico da Semagric e da Emater para instalar laticínio

Incentivados pela disposição do prefeito Hildon Chaves em fortalecer o setor produtivo rural através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, produtores rurais estão buscando, cada dia mais, orientações e ajuda para organizar as cadeias produtivas em suas comunidades, agregando mais valor ao que produzem e garantindo caminhos seguros de comercialização.

Para o Secretário Luiz Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, são os primeiros resultados do trabalho de orientação feitos pelos técnicos da Semagric junto às comunidades produtivas, ao longo do tempo, sempre em parceria com a Emater.

Uma prova disso foi a reunião ocorrida na tarde da última sexta feira, na sede da Associação da Produtores Marco Azul, na linha 85, presidida pela senhora Gilvana, onde o chefe da Assessoria Técnica da Semagric, engenheiro agrônomo Luis Carlos Coelho de Menezes e o Gerente de Implantação, Manoel Izídio, acompanhados por Maria Irenilda de Souza, técnica da Emater especialista em implantação de cooperativas, discutiram com cerca de 30 produtores de leite os primeiros passos para fundar uma cooperativa e instalar um laticínio para produção de queijo, manteiga e pasteurização, o conhecido “leite de saquinho” ou “barriga mole”.

O titular da Emater teceu elogios ao trabalho dos seus diretores e agradeceu a parceria com a Emater. Disse que esse é o caminho que os pequenos e médios produtores devem seguir para garantir sustentabilidade da atividade rural de pequeno e médio porte.

“O cooperativismo é o caminho, desde que seja implantando de maneira correta, com orientação profissional e depois tenha uma gestão de nível e, sobretudo, contar com o envolvimento dos associados. A Semagric estará presente em todas etapas e estamos com todos os nossos departamentos à disposição da comunidade rural”, assegurou Luiz Cláudio.

Para buscar conhecimento acerca da funcionalidade de um laticínio gerido pelo sistema cooperativo, a Semagric está preparando, em data ainda não definida, uma visita da diretoria da Marco Azul ao município de Rolim de Moura, onde está sediada uma das antigas organizações do gênero no Estado e que sempre apresentou resultados altamente positivos.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho