Educação Sanitária

Dicas ao consumidor

1) Cuidados ao comprar alimentos

Ao comprar qualquer tipo de alimento, escolha o que possuir embalagem com rótulo indicando endereço do fabricante, telefone, data de fabricação e prazo de validade. Alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite, queijos e embutidos em geral, devem possuir o Carimbo de Inspeção, seja municipal, estadual ou federal, garantindo a sua qualidade, do contrário este alimento é clandestino, com procedência desconhecida.

2) Como saber se a carne é inspecionada?

Quando a carne se apresenta em cortes e embalada, a rotulagem deve conter todas as informações necessárias para que se saiba que estabelecimento processou aquele produto, como o selo do serviço de inspeção, que contém um número que identifica o estabelecimento, a data do processamento, a data de validade, a temperatura de conservação etc. Quando está em grandes peças, é possível observar os carimbos de inspeção (de cor azul/roxa, feitos com tinta atóxica) em cujo interior existe um número que identifica o estabelecimento produtor. Se as peças estiverem em cortes e se não houver nenhuma identificação do estabelecimento produtor, o consumidor deverá exigir do estabelecimento varejista a nota fiscal de compra do produto, o que lhe permitirá constatar se a carne veio de estabelecimento registrado ou não.

Caso não se comprove a origem da carne, o consumidor deve denunciar o estabelecimento às autoridades de saúde pública para que seja feita a verificação da origem desses produtos e tome as medidas cabíveis.

A denúncia pode ser encaminhada diretamente ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal na Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e/ou Vigilância Sanitária do município de Porto Velho, além dos demais órgãos: Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor e Defraudações – DECONDE e Ministério Público do Estado de Rondônia.

Fale conosco

Em caso de dúvidas ou mesmo de denúncias, as mesmas podem ser encaminhadas ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Porto Velho no endereço eletrônico: (dipoav.semagric@portovelho.ro.gov.br), ou pelos telefones (69) 3901-3371 ou 3901-2809.

Endereço e Horário de Atendimento ao Público
Endereço: Rua Mario Andreazza com José Amador dos Reis, s/n - Bairro JK II (Ao lado da Semob).
Telefones: (69) 3901-3371 - Gabinete - 3901-2876
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta feria das 07:30 AS 13:30 horas.

Inspeção Municipal

08/Nov/2018 - 13:13

Serviço de Inspeção Municipal

logotipo da prefeitura de porto velho