Semagric elabora projeto para industrializar couro de pirarucu

01/Out/2019 - 12:18

“A consolidação da cadeia produtiva do pescado em Porto Velho é meta do prefeito Hildon Chaves”

A organização da cadeia produtiva rural em Porto Velho, hoje carente de ajustes em todas as suas variantes, é uma das prioridades da administração e um desafio a ser vencido pelo titular da SEMAGRIC, Luis Cláudio da Agricultura. Uma das variantes produtivas é a piscicultura, que já vem recebendo investimentos da prefeitura há tempos e agora começa a mostrar resultados. Dentro do projeto de piscicultura sustentável está o investimento de um milhão de reais na construção de um frigorífico de pescado, em Porto Velho, e contínuo apoio aos piscicultores para viabilizar essa atividade dentro da agricultura familiar.

Agora, para fechar o sistema organizacional da cadeia produtiva, a SEMAGRIC abriu um ciclo de negociações com o Instituto Senai de Tecnologia do Couro e do Calçado, com sede em Campina Grande, na Paraíba, visando instalar em Porto Velho uma “indústria/escola”. O diferencial, em Rondônia, é o uso da pele de pirarucu.

O projeto foi encampado, ainda em reunião na tarde de hoje, pelo presidente da Fiero, Marcelo Thomé, que também preside a Empresa de Desenvolvimento de Porto Velho. O plano é o desenvolvimento da tecnologia de transformação do couro do pirarucu em pele, para produção de cintos, bolsas, peças de roupas, calçados e acessórios diversos, aumentando significativamente a renda do produtor. “Hoje todo o couro de pirarucu de Rondônia é adquirido pela empresa Nova Kaeru, com sede no Rio de Janeiro”, disse Luis Cláudio da Agricultura, que esteve na tarde de hoje reunido com Leal Marques, gerente de negócios da empresa e que veio manifestar interesse numa parceria vantajosa tanto para a empresa quanto para o produtor de peixe de Rondônia.

“As conversações começaram hoje e temos muito ainda o que planejar e discutir. Temos apoio total da Fiero, fortaleceremos parceria com o Senai e outros instituições e, acima de tudo, temos apoio do prefeito Hildon Chaves. Estamos no caminho certo, já que a podemos transformar, aqui mesmo, o couro em pele e a pele do pirarucu em produtos de notório valor no mercado nacional e internacional”, disse Luis Cláudio da Agricultura.