Prefeitura entrega mudas de café clonal para produtores de Nova Califórnia

08 / Jan / 2019 - 10:32

Semagric presta assistência técnica nas lavouras cafeeiras por meio do programa Pró-Café

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), vem prestando assistência técnica nas lavouras cafeeiras e incentivando o melhoramento genético através do programa Pró-Café, que fornece mudas de café clonal.

O subsecretário da Semagric, Francisco Evaldo de Lima, informou que os investimentos na aquisição de mudas pela Prefeitura de Porto Velho é fruto da segunda etapa do Programa Pró-Café, que visa o fortalecimento da agricultura familiar. “No ano passado foram entregues 600 mil mudas e nesta nova etapa, entregaremos 700 mil”, disse Evaldo.

De acordo com coordenador do programa, Romildo Botelho dos Santos, os agricultores que realizaram o cadastro na subsecretaria e que já pagaram o DARE, que gera a guia de Permissão de Transporte Vegetal, já começaram a receber as mudas de café. “São 5 variedades de clones, e nossa primeira entrega está sendo no distrito de Nova Califórnia, onde 7 produtores já estão de posse das mudas, e ainda 27 produtores receberam seus clones, totalizando 75.548 mudas de café clonal entregue no distrito”, comentou o coordenador.
Crescimento da produção.

Com a forte expectativa da alta produtividade do café clonal, os produtores de Nova Califórnia acreditam que agora estão no rumo certo. Para o agricultor Antônio Lopes de Araújo, do sítio Santa Maria no ramal Cascalho, recebe esse incentivo do prefeito é muito importante para sobrevivência econômica. “Me sinto valorizado pela administração, daqui dois anos estarei colhendo os frutos desse café, que garantirá o aumento da renda da minha família”, disse.

Jonas Pereira da Silva acredita que produzir café é um excelente negócio, especialmente porque os lucros são altos e ajuda na fixação das famílias nos sítios. “O café clonal produz muito rápido e tem venda e preço garantidos. Outra vantagem é que a lavoura ajuda a manter a família unida e no campo”, explica o produtor morador do Sítio Novo Horizonte no ramal Rio Novo em Nova Califórnia.

O prefeito Hildon Chaves está confiante de que a economia do município será aquecida a partir das primeiras colheitas do novo café. “A prefeitura está sendo uma parceira importante para promover o desenvolvimento da agricultura na Capital. Vamos continuar trabalhando empenhados para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais. E os programas da Semagric são importantes, para fomentar a economia familiar”, finalizou o prefeito.
Os agricultores recebem as mudas e assinam um termo de compromisso do plantio e cuidados. Com descumprimento, o produtor será excluído de todos os programas da Semagric.

Comdecom

Semagric

Fale conosco

Em caso de dúvidas ou mesmo de denúncias, as mesmas podem ser encaminhadas ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Porto Velho no endereço eletrônico: (semagric01@hotmail.com), ou pelos telefones (69) 3901-3371 ou 3901-2876.


Endereço e Horário de Atendimento ao Público
Endereço: Rua Mario Andreazza com José Amador dos Reis, s/n - Bairro JK II (Ao lado da Semob).
Telefones: (69) 3901-3371 - Gabinete - 3901-2876
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta feria das 07:30 AS 13:30 horas.

Entrega de Mudas - Programa Pró-Café

06 / Nov / 2018 - 13:09

Acompanhamento da entrega de algumas mudas de Café Clonal.

.