Prefeitura entrega mudas de café clonal para produtores de Nova Califórnia

08 / Jan / 2019 - 10:32

Semagric presta assistência técnica nas lavouras cafeeiras por meio do programa Pró-Café

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), vem prestando assistência técnica nas lavouras cafeeiras e incentivando o melhoramento genético através do programa Pró-Café, que fornece mudas de café clonal.

O subsecretário da Semagric, Francisco Evaldo de Lima, informou que os investimentos na aquisição de mudas pela Prefeitura de Porto Velho é fruto da segunda etapa do Programa Pró-Café, que visa o fortalecimento da agricultura familiar. “No ano passado foram entregues 600 mil mudas e nesta nova etapa, entregaremos 700 mil”, disse Evaldo.

De acordo com coordenador do programa, Romildo Botelho dos Santos, os agricultores que realizaram o cadastro na subsecretaria e que já pagaram o DARE, que gera a guia de Permissão de Transporte Vegetal, já começaram a receber as mudas de café. “São 5 variedades de clones, e nossa primeira entrega está sendo no distrito de Nova Califórnia, onde 7 produtores já estão de posse das mudas, e ainda 27 produtores receberam seus clones, totalizando 75.548 mudas de café clonal entregue no distrito”, comentou o coordenador.
Crescimento da produção.

Com a forte expectativa da alta produtividade do café clonal, os produtores de Nova Califórnia acreditam que agora estão no rumo certo. Para o agricultor Antônio Lopes de Araújo, do sítio Santa Maria no ramal Cascalho, recebe esse incentivo do prefeito é muito importante para sobrevivência econômica. “Me sinto valorizado pela administração, daqui dois anos estarei colhendo os frutos desse café, que garantirá o aumento da renda da minha família”, disse.

Jonas Pereira da Silva acredita que produzir café é um excelente negócio, especialmente porque os lucros são altos e ajuda na fixação das famílias nos sítios. “O café clonal produz muito rápido e tem venda e preço garantidos. Outra vantagem é que a lavoura ajuda a manter a família unida e no campo”, explica o produtor morador do Sítio Novo Horizonte no ramal Rio Novo em Nova Califórnia.

O prefeito Hildon Chaves está confiante de que a economia do município será aquecida a partir das primeiras colheitas do novo café. “A prefeitura está sendo uma parceira importante para promover o desenvolvimento da agricultura na Capital. Vamos continuar trabalhando empenhados para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais. E os programas da Semagric são importantes, para fomentar a economia familiar”, finalizou o prefeito.
Os agricultores recebem as mudas e assinam um termo de compromisso do plantio e cuidados. Com descumprimento, o produtor será excluído de todos os programas da Semagric.

Comdecom

Semagric

Entrega de Mudas - Programa Pró-Café

06 / Nov / 2018 - 13:09

Acompanhamento da entrega de algumas mudas de Café Clonal.